Nascido no Japão e membro da segunda geração do grupo Gutai, Takesada Matsutani participou em 2017 da mostra Grafite Works, em Nova York e da 57ª Bienal de Veneza, na Itália.
Entre as características que marcam a obra do japonês Takesada Matsutani, radicado em Paris, está o material utilizado para compor seus trabalhos: a cola de vinil – uma espécie de adesivo de contato de aderência rápida e flexibilidade após a secagem.
O artista representa a nova tomada do expressionismo abstrato e estará presente na exposição inédita no Brasil que a Bergamin & Gomide em parceria com a galeria Hauser & Wirth e organizada com Olivier Renaud-Clément.
Em seus primeiros experimentos, Matsutani impregnou a superfície da tela com elementos bulbosos, usando sua própria respiração para criar formas inchadas e rompidas, evocando carne e feridas.
A carreira do artista começou nos anos 1960 como membro-chave da “segunda geração” na Gutai Art Association, o inovador e influente coletivo de arte do Japão na pós-guerra.
Um dos mais importantes artistas ainda em produção, Matsutani continua a demonstrar o espírito de Gutai, transmitindo a reciprocidade entre o gesto puro e a matéria-prima.
Suas pinturas, desenhos e esculturas envolvem temas do eterno e ecoam os intermináveis ciclos de vida e morte.
Para a exposição na Bergamin & Gomide, foram selecionadas cerca de 20 trabalhos com grafite, cola de vinil, colagem e acrílico, entre outros materiais, tendo como suporte o papel, a tela e a madeira.
Nos últimos três anos, Matsutani realizou as exposições individuais no Manggha Museum of Japanese Art and Technology (Krakow, 2018), na Hauser & Wirth Los Angeles(Los Angeles, 2017), na Hauser & Wirth, Zurique, (Suíça, 2016), no Otani Memorial Art Museum, ‘Correntes’, Nishinomiya (Japão, 2015) e na Hauser & Wirth New York (Nova York, 2015).
Galeria Bergamin & Gomide. Rua Oscar Freire, 379, loja 1 – São Paulo – SP, Aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 15h. Entrada gratuita. Até 20/04/18.
Fique atento aos horários, eles podem sofrer alterações. Consulte sempre o site oficial da instituição.