No século IX a.C., os etruscos estabeleceram-se na região de hoje chamada Toscana-Itália, procedentes da Ásia Menor. Aproximadamente no século VI a.C., várias cidades-estados dominavam suas respectivas regiões geográficas. Constantemente suas cidades independentes se aliavam.
Aproximadamente no século V a.C., o poder etrusco foi desafiado e severamente reduzido.
É provável que os romanos, gregos e cartagineses também se uniram contra os etruscos.
Os etruscos não formaram uma verdadeira unidade nacional, embora cidades individuais enviassem colonos a regiões vizinhas e, com freqüência, estabelecessem alianças diplomáticas. Os etruscos foram influenciados pelos comerciantes do leste do Mediterrâneo. Mas o curioso é saber tampouco desse povo porque sua escrita ainda não foi totalmente identificada.
Arqueólogos e estudiosos trazem a luz de como os Etruscos viviam pelas preservadas necrópoles construídas por eles e que misteriosamente os romanos deixaram intactas quando dominaram a região da Etrúria.
A tumba tem o formato de uma casa, com os artefatos usados pela família retratados nas paredes em terracota ou afrescos.
Na cidade de Tarquinia, na região do Lácio – Itália, é onde fica a maioria das casas túmulos etruscas e, ainda hoje, há escavações nesses locais para estudar o povo etrusco.
Tinham também, grande produção artesanal de barcos, cordas, velame para navios e cerâmica.
Eles sempre foram grandes ceramistas e produziam uma cerâmica negra, semelhante à porcelana chinesa.
Faziam objetos (vasos, esculturas e enfeites) em terracota com grande habilidade.
Os etruscos eram ourives destacadíssimos.
Clicando em Mundo -> Arte na Antiguidade -> Arte Etrusca para saber mais sobre a sua arte e sua história.