Alguns trípticos tinham dimensões notáveis e funções de retábulo de altar; outros pelo contrário, de formatos contidos, como este, eram portáteis e os dois pequenos painéis laterais abriam-se para mostrar a ena central.À direita da Virgem está ajoelhado o nobre cortesão galês Sir John Donne, que encomendara a obra, apresentado por Santa Catarina com a espada, atributo do seu martírio por decapitação, enquanto à esquerda se encontram as mulheres Elisabeth e a filha mais velha, Anne, apresentadas por Santa Bárbara com a torre onde foi encarcerada pelo pai, símbolo d seu martírio.
Os esposos usam colares da casa de York com rosas e sóis dourados, dos quais pende o berloque com o leão de Eduardo IV.
Nos dois painéis laterais estão representados os santos onomásticos do destinatário, São João Evangelista e São João Batista, atrás do qual se descobre um provável autorretrato do artista.
Memling, de origem alemã mas trabalhando em Bruges, onde tem uma oficina florescente, enquadra a cena numa ampla galeria inundada de luz: da extremidade do horizonte luminoso provém uma claridade difusa que se cruzam, choca e reúne a luz frontal, criando uma partitura musical de luzes, sombras e penumbras versáteis
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Hans Memling, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma composição baseada em algum assunto religioso, usando o material que você mais gostar.
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