Cidade localizada a mais de 500 metros do nível do mar, tem uma história de 3000 mil anos e é uma das cidades antigas mais bem conservadas do mundo – a cidade de Volterra.
Localizada numa região da Toscana conhecida como Val di Cecina – por causa do rio Cecina – a cidade de Volterra fascina pela sua beleza e pela preservação dos seus monumentos.
Sua trajetória tem traços de civilização desde a pré-história, com os etruscos, que costumavam fazer suas cidades assim, no alto de morros, para poder ter uma vista ampla e perceber quando inimigos se aproximassem com dias de antecedência.
Depois vieram os romanos. Apesar de terem dominado a cidade, eles viveram em clima de cooperação com o povo antigo, por isso Volterra não foi muito destruída nesse processo.
Com a queda do Império Romano, a cidade foi dominada na Idade Média pela Igreja e, mais tarde, pelos famosos Médici, de Florença.
Volterra, uma cidade medieval muito bem conservada e cheia de história. São ruelas, portais, igrejas, casas-torre e palácios. Tudo isso sem carros circulando pelas ruas.
Como fica no topo de um platô. Lá de cima, a vista para os arredores é arrebatadora.
Reúne a maior herança etrusca do país, com o excelente Museu Etrusco Guarnacci.
Possui uma muralha original, do século 12, com resquícios da antiga muralha etrusca e ainda partes romanas e medievais.
No fim da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas estavam saindo de Volterra, eles queriam explodir o antigo portal para dificultar a entrada dos Aliados. A população da cidade não queria deixar que uma construção de tamanho valor histórico fosse destruída. Assim, da noite para o dia, todos os moradores se uniram e cobriram com pedras toda a entrada da Porta dell’Arco. Com essa barreira construída pelos moradores de Volterra, os nazistas não destruíram o mais antigo portal da cidade, que hoje possui até uma placa comemorativa para contar essa história.
Além de uma história fascinante, outra característica importante que rende fama a Volterra, é o trabalho realizado com o Alabastro – tipo de mineral utilizado na fabricação de verdadeiras obras de arte.
A pedra de Alabastro é utilizada desde a Antiguidade.
O Alabastro também, é largamente utilizado como pedra ornamental, especialmente na decoração eclesiástica e para corrimões de escadas e átrios. A sua baixa dureza permite que seja facilmente trabalhada em formas elaboradas, mas a sua solubilidade em água torna-a impossível de utilizar em trabalhos de exterior.
O Alabastro mais puro, é um material de cor branca-neve de grão muito fino, que ocorre geralmente associado a um óxido de ferro, o qual produz manchas e veios marrom no alabastro.
Visitar artesãos locais e assistir o processo de lapidação da pedra permite uma aula de escultura e aprender com a criatividade e habilidade desses artistas.
Volterra – uma cidade para quem gosta de Arte e de História.