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Afresco Salto no Touro, Museu Arqueológico de Heraklion

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Um aspecto importante da vida pública cretense eram os espetáculos organizados nos quais atletas treinados se envolviam em concursos de força, resistência e habilidade.

Particularmente, os mais populares eram os difíceis e perigosos saltos no touro, caça ao touro e javali, luta livre, boxe, assim como outros esportes que exibiam táticas e habilidades, como corridas a pé, corridas de carruagens e acrobacias.

O esporte acrobático minoico mais espetacular foi o salto de touro em que os atletas treinados faziam um perigoso salto sobre os chifres e as costas de um touro. Atletas de ambos os sexos participavam da competição, como podemos observar pela cor da pele das pessoas nos afrescos, escuro para homens e branco para mulheres.

As competições teriam sido realizadas em grandes espaços ao ar livre ou mesmo nos tribunais dos palácios.

O espírito de competição e a excelência cultivada pela primeira vez pelos minoicos foram revividos séculos mais tarde nos Jogos Olímpicos da Grécia antiga, cujo estabelecimento estava ligado pela tradição mitológica a Creta.

Nas áreas de jogos de Creta, a imagem do grande número de espectadores excitados, impulsivamente e apaixonadamente identificando-se com os concorrentes, não teria sido muito diferente da atmosfera do estádio e da arena no mundo antigo e até mesmo moderno.

Esse afresco, exibido pelo Museu Arqueológico de Heraklion, trata de uma cena de salto no touro que descreve vividamente como o esporte espetacular era realizado.

Há três participantes, duas mulheres de pele branca e um homem de pele marrom. Uma das atletas  está segurando o touro pelos chifres para reduzir sua velocidade e evitar que o salteador, que está executando o perigoso salto para trás, não seja ferido. A segunda atleta feminina, atrás do touro, está esperando com os braços estendidos para pegar o salteador quando ele pousar.

O afresco foi encontrado no lado leste do palácio de Cnossos (Knossos), juntamente com fragmentos de outros afrescos que mostram diferentes estágios do mesmo esporte. A obra é datada de 1600-1400 a. C.

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