Repetida em outras versões, a obra é uma das composições mais fechadas e harmoniosas da pintura mitológica de Reni Guido.
Estudioso apaixonado da arte antiga e de Rafael, o pintor bolonhês foi, durante quase três séculos, um modelo de referência pelo seu estilo puríssimo, adamantino, com um perfeito equilíbrio entre precisão formal e densidade expressiva.
A cena evoca a mitológica carreira entre a imbatível Atalanta e o astuto Hipômenes: a jovem desejava salvaguardar a sua virgindade e, para afastar os pretendentes, desafiava-os para uma corrida prometendo a sua mão a quem a vencesse ou caso contrário, a morte.
Durante muito tempo permaneceu imbatível, até que Hipômenes, consciente da vaidade e da curiosidade femininas e ajudado pela estratégia de Afrodite, lançou três maçãs de ouro durante a corrida: Atalanta parou para recolhê-las e perdeu a competição.
Os cânones da beleza clássica estão aqui idealizados pela diagonal traçada pelos extremados e lânguidos nus e pelo ajustado equilíbrio entre o movimento da corrida e o gesto fatídico de Atalanta.
O pintor optou por uma refinada suma estilística: o enlace dos corpos luminosos com o fundo castanho-acinzentado do chão e do céu. Apenas as vestes ao vento imprimem a sensação de movimento, num quadro de calculado classicismo e controlada serenidade apolínea.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Guido Reni, experimente fazer uma releitura dele ou criar uma cena mitológica tratando o principal momento dessa história.
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