Nesta tela, Renoir apresenta duas moças tocando piano. Ele retomaria este tema outra vez, cinco anos depois, com similar composição em Yvonne e Christine Lerolle ao Piano.
Renoir completou outras adicionais desta composição em óleo para colecionadores; uma delas está no Museu d’Orsay em Paris, a versão Robert Lehman Collection está no Metropolitan Museum of Art em Nova York, enquanto a versão Caillebotte e uma outra estão em coleções particulares.
O quadro apresenta pinceladas leves, longas e fluidas que se misturam suavemente. Com isso Renoir consegue uma composição onde as figuras e os objetos do quadro se fundem no espaço.
A presença das jovens não é mais relevante que o resto dos componentes da composição. Seus rostos não dão prova de seu caráter, nem nos revela nada sobre elas. Trata-se de uma imagem amável em que com umas cores suaves e pouco contrastadas, à base de verdes, vermelhos, amarelos e azuis, Renoir consegue um efeito ornamental em que não há lugar para a penetração psíquica.
As telas tardias de Renoir, das quais esta é representativa, se caracterizam por estar concebidas com um impressionante esplendor decorativo. Renoir, nestes momentos, pinta as figuras humanas associando-as a seu contexto através de uma semelhante textura de cor.
O pintor retrata a felicidade que sua observação descobriu com um olhar cheio de simpatia e sinceridade. Renoir não busca pronunciar um juízo definitivo sobre a alma das coisas, sua aparência lhe basta.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Renoir, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, inspire-se na felicidade das pessoas em realizar suas atividades cotidianas, use o material colorido que você mais gostar.
Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento
Respostas de 2
Tenho um quadro com essa pintura, parece pintado a mão e bem antigo. Gostaria de saber como faço pra ver se é um original ou uma cópia.
Olá, Wellington, não oferecemos esse serviço. Sugerimos que você procure um avaliador de arte. Sucesso!