A dificuldade é maior quando se analisa uma obra contemporânea , diferente de uma obra de épocas anteriores que traz uma lente de aumento pelo seu distanciamento histórico e um conhecimento prévio das obras e do autor.
Na arte contemporânea é preciso buscar o conceito do artista para entender o seu estilo e respectivas obras.
Entender a Arte Pop torna-se tarefa mais fácil porque a imagem faz parte do nosso cotidiano e aliar isso ao que o autor pretendeu na sua obra, dá-se os primeiros passos para essa análise:
Na obra de Andy Warhol, o rosto mundialmente conhecido da atriz Marilyn Monroe é apresentado como uma máscara impenetrável de cores vivas e luminosas.
Publicado em dez combinações diferentes de cor, utilizando o processo impessoal da serigrafia, o quadro multicolor retrata a imagem da atriz de modo um pouco assustador.
Marilyn Monroe é provavelmente o tema mais famoso de Andy Warhol.
O artista utilizou um anúncio publicitário como base para este e outros “retratos” de Marilyn e de muitas figuras conhecidas e de diversas áreas de atuação.
O autor presenta uma imagem estática que reforça o poder universal desta trágica personagem do cinema de Hollywood.
A representação da Marilyn, representada como um produto da cultura de massas, faz a ligação ao movimento de Arte Pop americana.
Andy Warhol, pintor, artista gráfico e realizador, nascido em Pittsburg em 1928 e falecido em 1987 em Nova Iorque, foi um artista cultuado e de temperamento reservado e até um tanto tímido, que trouxe nas suas obras a sua discreta admiração por outras personalidades.
Costumava dizer que,” se quiserem saber tudo acerca de mim…olhem para a superfície dos meus quadros, está tudo lá…não há mais nada”.
Ficha Técnica
Título: Marilyn
Autor: Andy Warhol
Ano 1967
Pertence ao acervo do Museum Of Modern Art (MoMA) de Nova York
Agora chegou sua vez! Escolha uma imagem de um personagem mundialmente conhecido e da sua preferência. Faça o desenho e repita o mesmo usando cores diferentes.
Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento