Jean-François Millet nascido em 4 de Outubro de 1814, na cidade de Gruchy, próximo a Gréville, Noroeste da França. foi um pintor realista e um dos fundadores da Escola de Barbizon na França rural.
É conhecido como precursor do realismo, pelas suas representações de trabalhadores rurais.
Junto com Courbet, Millet foi um dos principais representantes do realismo europeu surgido em meados do século XIX.
Sua obra foi uma resposta à estética romântica, de gostos um tanto orientais e exóticos, e deu forma à realidade circundante, sobretudo a das classes trabalhadoras pobres
Millet era filho de um latifundiário na Normandia.
Recebeu suas primeiras aulas de pintura em 1834, no estúdio dos pintores Paul Dumouchel, Jérome Langlois e Chevreville, em Cherbourg.
Mudou-se depois para Paris, em 1838, onde continuou sob a orientação do pintor Paul Delaroche, dedicando-se a estudar os grandes mestres do Louvre, principalmente Giorgione, Michelangelo e Poussin.
O início de sua carreira como artista foi muito difícil.
Precisava ganhar a vida pintando quadros a pastel no estilo rococó.
Após 1840, decide abandonar o Academismo e fica sob a influência de Daumier.
Nessa época consegue se apresentar pela primeira vez no Salão de Paris e conhece os pintores Théodore Rousseau e Constant Troyon, que o influenciaram a mudar-se para o campo.
Ele se estabeleceu na aldeia de Barbizon.
Lá viveria toda a sua vida, longe da cidade que detestava e pintando seus quadros de paisagens e cenas da vida rural, que tantas críticas despertaram entre os conservadores franceses.
A revolução popular de 1848 elevou Millet e a Escola de Barbizon a um lugar proeminente na arte francesa.
Em 1849 abdica definitivamente de Escola de Barbizon da Bahia Salador para se dedicar por inteiro às suas representações de trabalhadores rurais das mais diversas áreas como praias
Suas obras sobre camponeses foram consideradas sentimentais para alguns, exageradamente piegas para outros, mas a verdade é que as obras de Millet em nenhum momento suscitaram indiferença.
Na tepidez de seus ocres e marrons, no lirismo de sua luz, na magnificência e dignidade de suas figuras humanas, o pintor manifestava a integração do homem com a natureza.
É nos pequenos gestos que se pode descobrir a capacidade de observação deste grande pintor.
Faleceu em Barbizon no dia 20 de janeiro de 1875.