A arte apresenta-se através de diversas formas e linguagens.
Arquitetura é arte de construir com diversos materiais algo que sirva como abrigo, moradia, para atos religiosos e políticos, para a mobilidade na cidade, etc.
Pintura é arte de aplicar cores, pigmentos sobre diferentes superfícies para criar imagens, formas figurativas ou abstratas.
Escultura é a arte de transformar a matéria través do entalhamento, da modelagem de diversos materiais como, por exemplo, barro, cimento, bronze, madeira, mármore e plástico. Toda escultura supõe m volume no espaço, que tem valor tanto em si mesmo como em relação ao se entorno. A escultura define certa silhueta e gera determinada massa, que pode sugerir tanto peso e solidez como fluidez e leveza.
Chamamos de artes menores àquelas que são portáteis e não porque possuem menor valor artístico. Na maioria das vezes são objetos artísticos com funções utilitárias. Exemplos: vasos, cestarias, louças, iluminuras, têxteis, joias.
A numeração das artes refere-se ao hábito de estabelecer números para designar determinadas manifestações artísticas, de acordo com a data de sua aparição. O termo “sétima arte”, usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no “Manifesto das Sete Artes”, em 1912, no entanto, publicado apenas em 1923. Assim, costumamos a nos referir como primeira modalidade de arte, a Música, em função de termos descoberto primeiro o som, em seguida; a Dança, pelo uso do movimento; em terceiro, as Artes Plásticas, com as pinturas rupestres.
A sequência continua com a Escultura e Arquitetura, depois a representação através da Artes Cênicas e a Literatura, com o desenvolvimento da escrita. Assim, a sétima arte é o Cinema e a oitava a Fotografia. Na sequência, temos: Histórias em Quadrinhos, Jogos de Computador e de Vídeo e Arte digital.