Pesquisar
Close this search box.

A arte depois de Giotto

BOYA Microfone de lapela sem fio para iPhone, iPad, Android, USB, C, smartphone

Minilapela, microfone, grampo para gravação vídeo, podcast, transmissão ao vivo do YouTube (Lightning 1TX+1RX) Preto(MLS-BY-V1)

Em 1348, dez anos após a morte de Giotto, a peste dizimou a metade da população de Florença. Na esteira da catástrofe, a arte na cidade sofreu uma notável mudança. As tendências humanizantes da pintura de Giotto deram lugar a um tipo de arte mais remota e hierática, reminiscência das antigas tradições bizantinas.

Tais mudanças talvez refletissem, em parte, o clima de pessimismo e medo resultante da peste, vista comumente como uma punição divina.

Ao mesmo tempo, os retábulos tornaram-se cada vez mais ornamentados à medida que a clientela procurava expiar sua culpa esbanjado vultuosas quantias em obras de arte religiosa.

O Retábulo Strozzi é um exemplo dessa mudança estética, realizado por Andrea Orcagna, uma das maiores figuras da arte florentina do século 14. Seu estilo hierático e impessoal também é caracterizado pela rica ornamentação das molduras.

Da esquerda para a direita, as figuras representam São Miguel e Santa Catarina de Alexandria; a Virgem Maria, em um hábito dominicano, apresentando seu protegido Santo Tomás de Aquino; Jesus Cristo; São Pedro (ajoelhado) e João Batista; São Lourenço e São Paulo.

Retábulo Strozzi, 1354-7, 296 x 160 cm, Andrea Orcagna, Basílica de Santa Maria Novella, Florença.

A Capela Strozzi de Mântua, situada na cabeceira do transepto esquerdo da Basílica de Santa Maria Novella, em Florença, é coberta também com valiosos afrescos, que datam de 1350-57, entre os melhores trabalhos de Nardo di Cione (irmão de Andrea Orcagna), e representam os reinos dos céus estruturados de acordo com a Divina Comédia, de Dante. Na parede detrás está o julgamento final, onde há também um retrato de Dante, temos ainda nas demais paredes afrescos sobre o Inferno e o Paraíso.

Vista parcial da Capela Strozzi de Mantua, Retábulo Strozzi, 1354-7, Andrea Orcagna, Basílica de Santa Maria Novella, Florença.

COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. A arte depois de Giotto. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/a-arte-depois-de-giotto/. Acesso em 06/04/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress