Pesquisar
Close this search box.

Adoração dos Reis Magos, Hans Memling

Echo Dot 5ª geração | O Echo Dot com o melhor som já lançado | Cor Preta

Compacto no tamanho, grande nas possibilidadesNosso smart speaker mais popular conta com um design compacto e áudio ainda melhor para proporcionar um som vibrante em todos os ambientes da sua casa. Com o Echo Dot, Alexa ajuda você a não perder a hora, escutar suas músicas favoritas em qualquer ambiente da sua casa e controlar […]

Nos dois painéis laterais do tríptico estão representados o Nascimento de Cristo, à esquerda, Adoração dos Magos, no centro, e a Purificação, à direita.

Esta obra de Hans Memling mostra todos os traços distintivos de seu estilo e evidente dívida em relação a Rogier van der Weyden, em cujo ateliê de Bruxelas fez a sua aprendizagem.

Na visão do discípulo desaparece toda a tensão emotiva, toda a força dramática: os elementos da composição estão perfeitamente equilibrados e o ambiente torna-se espaçoso e solene graças à inédita cabana e ao edifício circular.

O caráter aristocrático e ritual da cena intensifica-se pela utilização inteligente de uma luz fria e uniforme, que transporta o episódio para um plano sobrenatural, e pela harmoniosa pompa cromática de veludos, brocados e peles.

Trata-se de uma imagem de grande pureza, na qual as personagens aparecem envoltas numa atmosfera serena e desapaixonada, suspensa e quase imóvel.

Apenas a figura do rei negro, delgada e dinâmica, é descrita por uma linha serpenteada que imprime movimento à personagem, em contraste com a rigidez e imobilidade das restantes figuras.

Este quadro pertence ao acervo do Museu do Prado, em Madri.

Adoração dos Reis Magos, centro do tríptico, 1479-80, óleo sobre madeira, 95 x 271 cm, Hans Memling, Museu do Prado, Madri.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Hans Memling, experimente desenvolver um tríptico, inspire-se em fatos pessoais ou fictícios, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

  1. parabéns , informações das artes muito ricas , para complementar informações aos alunos em sala de aula, gostaria de outras referentes a trabalhos manuais e atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress