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Coroação de Espinhos, Hieronymus Bosch

Lancôme, La Vie est Belle EDP, Perfume Feminino

Bosch é famoso por ter inventado paisagens fantasiosas povoadas por uma multidão de pequenas figuras fantasmagóricas, demoníacas e bizarras. 

As suas poucas composições de grandes figuras versam, todas elas, o tema da Paixão de Cristo ou temas estritamente relacionados com ela, como se vê também nas derivações e nas cópias com poucas personagens de meio-busto, que lhe permitem concentrar-se na descrição psicológica.

As figuras são pintadas à superfície, delineadas em primeiro plano, de acordo com um esquema diagonal que intensifica a ameaça, a atmosfera claustrofóbica, e enfatiza o sentido de opressão e angústia do martírio de Cristo.

Como noutras obras, Bosch inclui no seu repertório figuras e mímicas grotescas ou caricaturais, frequentemente brutais e cruéis, em violento contraste com as sacras ou divinas.

Só Cristo, mansa vítima na sua veste branca de inocência, olha para o exterior, não ainda oprimido pelo peso brutal da cora de espinhos, que a luva de ferro do feroz algoz lhe estende como se fosse uma auréola.

O quarto de lua islâmico e a estrela sobre o manto que o velho, embaixo, à esquerda, usa na cabeça sublinham a infidelidade dos muçulmanos aos judeus.

O carrasco apresenta atributos de difícil leitura, como as folhas de carvalho no chapéu e o grande colar cheio de cravos. Este último pode interpretar-se como um tipo de coleira usada pelos cães dos pastores, aludindo, assim, à índole animalesca da personagem.

Os carcereiros oferecem uma visão completa dos diversos graus do mal, que atinge o cume no sorriso satânico do velho com a barbicha. O traço de Bosch tende aqui  a abandonar as onduladas cadências góticas das primeiras obras e a tornar-se anguloso e quebrado.

Os rostos maléficos dos perseguidores foram interpretados como alusões aos quatro tipos temperamentais: as figuras de cima referir-se-iam ao fleumático e melancólico; as de baixo aos temperamentos sanguíneo e colérico. Em qualquer dos casos parece nítido o contraste com o doce rosto de Cristo, que revela uma serena aceitação a dor.

Coroação de Espinhos, 1490-1500, óleo sobre madeira, 73,8 x 59 cm, Hieronymus Bosch, National Gallery, Londres.

pincel

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Hieronymus Bosch, experimente fazer uma releitura dele ou criar uma composição baseada em uma passagem bíblica ou de costumes, usando o material colorido que você mais gostar.

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