Pesquisar
Close this search box.

Madame Moitessier, Ingres

BOYA Microfone de lapela sem fio para iPhone, iPad, Android, USB, C, smartphone

Minilapela, microfone, grampo para gravação vídeo, podcast, transmissão ao vivo do YouTube (Lightning 1TX+1RX) Preto(MLS-BY-V1)

A florida senhora Inès de Foucauld, mulher do banqueiro Moitessier, tinha vinte e três anos quando, a pedido do seu poderoso marido, Ingres iniciou este suntuoso retrato.

Terminou-o doze anos depois, quando a senhora tinha trinta e cinco e ele chegara já aos setenta e seis anos, como está escrito em latim ao lado da assinatura e da data: 1856.

Sabe-se, pelos diversos desenhos preparatórios e pelo decurso da obra, que Ingres mudou por várias vezes a atitude e sobretudo o vestido e as joias da senhos, que originalmente deveria aparecer com a sua própria filha. Enfim, escolheu esta visão em que é evidente a homenagem ao classicismo de Rafael e também à arte grega (a senhora, com efeito, mostra o seu próprio perfil grego na imagem refletida pelo espelho).

Mas Ingres é, sobretudo, um pintor moderno, que participa do próprio temppo: não é de todo improvável qe mesmo neste caso tenha tido presentes exemplares de retratos executados com a nova técnica fotográfica, que ele bem conhecia. Assim, o quado poderia ser a prova de uma competição com a fotografia, em que o pintor experiente, como Ingres, podia pôr em jogo todos os recursos do próprio virtuosismo, evidenciado pelo vestido, pelas joias, pelo veludo que cobre o sofá e que são de uma incrível verossimilhança.

A pose da mão deriva de um modelo clássico proveniente de Herculano e de análogos desenhos de ambiente rafaelesco, seguindo um estilo que INgres havia adotado nas suas várias estadas na Itália.

Madame Moitessier, 1856, óleo sobre tela, 120 x 92 cm, Jean Auguste Dominique Ingres, National Gallery, Londres.

Agora que você sabe mais detalhes sobre o quadro de Ingres, experimente fazer uma releitura dele ou criar um retrato de alguém importante na sua família, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Madame Moitessier, Ingres. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/madame-moitessier-ingres/. Acesso em 15/04/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress