Pesquisar
Close this search box.

Clube dos Artistas Modernos – CAM

Purificador de Água Gelada Fria e Natural Elétrico Compacto Eletrônico placa Electrolux Filtro refil 6 meses ou 3000l Painel Touch Bivolt Grafite PE12G

O Clube dos Artistas Modernos – CAM é criado em 24 de novembro de 1932, um dia depois da fundação da Sociedade Pró – Arte Moderna – SPAM. As duas agremiações artísticas formadas na cidade de São Paulo expressam, antes de mais nada, o êxito do associativismo como estratégia de atuação dos artistas na vida cultural do país ao longo da década de 1930. E sinalizam uma atitude de independência em relação às instituições existentes no período, por exemplo, a Escola Nacional de Belas Artes – Enba. Tributários das conquistas estéticas do modernismo, os grupos dialogam de formas distintas com esse legado recente. A Spam, capitaneada por Lasar Segall tem como principais integrantes as figuras do primeiro modernismo, parecendo filiar-se mais diretamente aos organizadores da Semana de Arte Moderna de 22. O CAM, por sua vez, liderado por Flávio de Carvalho, se afirma pela marcação de distâncias em relação à Spam, tentando fazer valer um tom mais autônomo, mais irreverente e menos elitista em suas atividades e realizações.

O primeiro andar do edifício da Rua Pedro Lessa, 2, na parte baixa do viaduto Santa Ifigênia, é escolhido como a sede social do clube, local onde se realizam festas, concertos, exposições e palestras, e se encontram uma biblioteca e um bar. Não por acaso no mesmo prédio funcionam também os ateliês de Antonio Gomide, Carlos Prado e Di Cavalcanti, parceiros na aventura de criação do CAM. O espírito da associação é promover intercâmbios entre diversas artes, estimular debates, divulgar novas criações e defender os interesses da classe artística. Do conjunto de suas realizações depreendem-se um forte engajamento político e social, simpatias em relação à experiência soviética e a crítica cerrada ao Estado e à Igreja brasileiros. Mas, tudo isso regado a festas e diversão.

Flávio de Carvalho (1899-1973) pintor, desenhista, arquiteto, cenógrafo, decorador, escritor, teatrólogo e engenheiro. Muda-se com a família para São Paulo em 1900. Em 1911, passa a estudar em Paris e, três anos depois, na Inglaterra, onde, em Newcastle, em 1918, inicia o curso de engenharia civil no Armstrong College da Universidade de Durham e ingressa no curso noturno de artes da King Edward the Seventh School of Fine Arts. Conclui o curso de engenharia em 1922 e nesse ano volta a residir em São Paulo, onde chega logo após a realização da Semana de Arte Moderna. Desenvolve atividades em várias áreas artísticas e intelectuais, frequentemente de forma inovadora e provocativa. ele desenvolvia em seus projetos um casamento perfeito entre sensibilidade e racionalidade, arte e ciência, imaginação e realidade. Em 1932, lutou a favor da Constituição na Revolução Paulista. Ainda neste ano, ao lado de Antônio Gomide, Di Cavalcanti e Carlos Prado fundou o Clube dos Artistas Modernos. Após o fechamento do CAM em 1934, expôs individualmente pela primeira vez.

Di Cavalcanti (1897-1976) nascido no Rio de Janeiro registra como ninguém o povo brasileiro. “É sempre o mais exato pintor das coisas nacionais”, escreveu Mário de Andrade. “Não confundiu o Brasil com paisagens e em vez de Pão de Açúcar nos dá sambas, em vez de coqueiros, mulatas, pretos e carnavais”. Ele faz a ponte entre as vanguardas do Rio de Janeiro e de São Paulo e ilustra a capa dos catálogos. Além de São Paulo, morou em Paris entre 1923 e 1925. Na volta, redescobre o Brasil e sua gente. Em 1955, recebe o Primeiro Prêmio de Pintura para artista nacional, na 3ª. Bienal de São Paulo. Dez anos depois, a 8ª. Bienal apresenta uma retrospectiva com 53 trabalhos. Produz muito na velhice. Em 1971, o Museu de Arte Moderna promove uma retrospectiva com 470 telas.


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Clube dos Artistas Modernos – CAM. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nobrasil/arte-no-seculo-20/modernismo/cam/. Acesso em 29/03/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress