Pesquisar
Close this search box.

O que é

BOYA Microfone de lapela sem fio para iPhone, iPad, Android, USB, C, smartphone

Minilapela, microfone, grampo para gravação vídeo, podcast, transmissão ao vivo do YouTube (Lightning 1TX+1RX) Preto(MLS-BY-V1)

PROCESSO DE DIÁLOGO COM A OBRA DE ARTE

Comunicação é a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Ela é muito importante para a vida em sociedade. Para que a comunicação aconteça, três elementos são essenciais: o Emissor – qualquer ser capaz de produzir e transmitir uma mensagem; a mensagem – informação a ser transmitida; o receptor – qualquer ser capaz de receber i interpretar uma mensagem.

Por meio de obras de arte o artista se comunica com os outros seres humanos, independentemente do tempo e do espaço que a obra foi criada. Dessa forma, a obra de arte é considerada uma mensagem. Originalmente, uma mensagem é portadora de sentido e é veiculada sob a forma de linguagem. No entanto, a mensagem artística, frequentemente, se manifesta numa linguagem simbólica.

Em termos gerais, um símbolo é uma espécie de signo que tem um poder expressivo que, em parte, depende da imaginação do ser humano.  É uma realidade perceptível pelos sentidos e mediante a qual expressamos outra realidade.

A linguagem artística, ao contrário da linguagem cotidiana e da linguagem científica, não é informativa ou explicativa: é plurissignificativa, isto é, rica em significações e conotações. Aqui reside o seu poder sugestivo — será tanto mais intenso quanto maior for a nossa capacidade de interpretação, de associação e de inter-relação simbólica. Neste sentido, a obra de arte é uma obra aberta a diversas leituras que, embora diferentes, não se anulam umas às outras e que, inclusive, podem ser realizadas, em diferentes momentos, por uma mesma pessoa.

A avaliação estética de uma obra de arte exige não só uma análise formal e técnica, mas também uma análise dos conteúdos que tenha em conta o seu caráter simbólico.

A interpretação da obra de arte depende do esforço do observador. A compreensão de uma obra de arte pode se dar sob vários aspectos: por suas formas (formalista), pelas suas ações em um determinado contexto histórico refletidas na obra (método histórico), pelo estudo da sociedade a qual essa obra pertence (método sociológico) e pelos ícones e símbolos que ela carrega (método iconográfico).

Muitas obras de arte contêm um grande conjunto de elementos simbólicos, mas que representam conceitos, ideias e seres cujo sentido não é imediatamente dado e que compete ao apreciador da obra descodificá-los. Em termos ideais, a “leitura” de uma obra implicaria que estudássemos alguns elementos como:

  1. Sua dimensão técnico-formal: os materiais utilizados e o tratamento de elementos (cor, desenho, luz, perspectiva, composição, etc.).
  2. Sua dimensão simbólica ou sugestiva.
  3. Os elementos exteriores à obra como:
    • conhecimento da história da arte;
    • conhecimento da época em que o artista vive/viveu: das transformações históricas, filosóficas, científicas e técnicas, da mentalidade dominante;
    • conhecimento de outras obras do artista e da sua evolução criativa;
    • conhecimento da interpretação que o próprio artista tinha/tem sobre a obra;
    • conhecimento das suas concepções sobre a natureza e a função da obra de arte;
    • dados biográficos sobre o artista.

Ao estudarmos os conceitos de beleza relacionados à estética percebemos que qualquer tipo de obra estabelece uma relação com o apreciador, uma troca de sentido e significado, um testemunho histórico, social, cultural e religioso. Dessa forma, ao apreciar uma obra de arte é importante saber analisar os elementos presentes nela para que ocorra essa troca da melhor maneira possível e o espectador compreenda, então, o que o artista quis transmitir.

PASSOS PARA ANÁLISE ESTÉTICA

Elencamos aqui os passos para você analisar uma obra de arte, ou seja, dedicar-se ao entendimento e a descoberta da sua mensagem. E, ainda, se quiser soltar sua imaginação e seu talento artístico, criar sua releitura da obra analisada.

A informação instantânea da televisão e das redes sociais está transformando o mundo numa aldeia global. Mesmo assim, a linguagem continua dominando os meios de comunicação. A linguagem separa, nacionaliza; o visual unifica. A linguagem é complexa e difícil; o visual tem a velocidade da luz, e pode expressar instantaneamente um grande número de ideias. A compreensão adequada da natureza visual e de seu funcionamento constitui a base de uma linguagem que não conhecerá nem fronteiras nem barreiras.

Desenhamos para você um modelo dirigido de análise estética para facilitar sua iniciação a esse incrível universo da arte. Entre e fique à vontade!

Modelo de Análise Estetica

Breve descrição dos elementos formais das artes visuais:

Obras analisadas


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. O que é. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/olho-vivo/analise-estetica/o-que-e/. Acesso em 29/03/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress