Pesquisar
Close this search box.

Passeto di Borgo

Echo Dot 5ª geração | O Echo Dot com o melhor som já lançado | Cor Preta

Compacto no tamanho, grande nas possibilidadesNosso smart speaker mais popular conta com um design compacto e áudio ainda melhor para proporcionar um som vibrante em todos os ambientes da sua casa. Com o Echo Dot, Alexa ajuda você a não perder a hora, escutar suas músicas favoritas em qualquer ambiente da sua casa e controlar […]

O Passetto di Borgo é uma parte das muralhas do Vaticano, construído sob o pontificado do Papa Nicolau III, a fim de ligar o Palácio do Vaticano ao Castelo de Santo Ângelo. No passado, em caso de perigo, foi uma via de evacuação segura para os papas.

Tem aproximadamente 800 metros de comprimento e 10 metros de altura em relação à rua. Foi construído em 1277 reutilizando partes da muralha da Leonina Civitas. Os arquitetos do papa aproveitaram as antigas muralhas defensivas erguidas pelo Papa Leão IV.

Em diversas ocasiões o Passetto serviu como rota de fuga para os papas em perigo. Em 1494, o Papa Alexandre VI foi forçado a fugir das tropas de Carlos VIII, rei da França, que invadiu a cidade, e em 1527, quando o Papa Clemente VII escapou pelo corredor quando as tropas de Carlos V, de Habsburgo, saquearam Roma e massacraram quase toda a Guarda Suíça na Praça de São Pedro, sobreviveram os soldados que vigiavam o próprio papa. Ele se mantendo enclausurado no Castelo de Santo Ângelo durante os 7 meses que durou o cerco.

Em 2000, como parte das comemorações do ano do Jubileu, esta famosa obra de engenharia militar do Renascimento, também conhecida como “o corredor aéreo”, está aberta à visitação pública com hora marcada e entradas pagas.


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Passeto di Borgo. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/passeto-di-borgo/. Acesso em 05/04/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress